segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Confecom começa nesta 2ª feira, 14 de dezembro

Programação da conferência inclui painéis de especialistas e acadêmicos. Presidente Lula abre evento às 19h

O Brasil começa a discutir políticas de comunicação num evento de proporções inéditas. Pela primeira vez, representantes de movimentos sociais, de organizações empresariais e do poder público se reúnem para tratar do assunto. Nesta segunda-feira, começa a 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom). O evento será aberto às 19h pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Além das discussões sobre comunicação, mídia e direitos e deveres da cidadania, o evento contará com uma programação de painéis que dará subsídios aos debates dos 15 grupos de trabalho. A conferência reunirá 1.684 delegados de todos os estados e do Distrito Federal, que estarão participando de discussões e debates até a próxima quinta-feira, 17. A Confecom contará com observadores e convidados e tem como tema “Comunicação: Meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital”.

Além dos grupos de trabalho, a conferência terá quatro painéis, que começam na terça-feira, 15. Às 9h, o deputado argentino Gustavo Granero, secretário-geral da Federação Argentina dos Trabalhadores de Imprensa, e o professor de finanças e economia Eli Noam, diretor do Instituto de Teleinformação da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, vão falar sobre a realidade dos dois países.

Segundo o presidente da comissão organizadora da Confecom, Marcelo Bechara, Granero e Noam vão contribuir para o debate brasileiro. “Convidamos os dois para que eles tragam experiências de outras realidades para o Brasil”, comentou.

Ainda na terça-feira, as 10h30, os participantes da conferência poderão escolher entre três painéis simultâneos que tratam dos eixos da Confecom: “produção de conteúdo”, “meios de distribuição” e “cidadania: direitos e deveres”. Cada painel terá um representante indicado pelos segmentos que atuam na conferência: movimentos sociais, empresários e governo.

“São pessoas com profundo conhecimento da comunicação”, explica o presidente da comissão. “O formato com mediação servirá para tornar a conversa mais dinâmica e estimular a interlocução”, destaca.

.

Abaixo, a programação completa da 1ª Confecom:

14 de dezembro
9h – Abertura do credenciamento
17h – Plenária de votação do regimento interno da etapa nacional
19h – Abertura solene e homenagem a Daniel Herz

15 de dezembro
9h às 11h – Credenciamento de suplentes
9h – Painel internacional
10h30 – Painéis simultâneos por eixo-temático
12h – Intervalo para almoço
14h – Grupos de Trabalho (turno I)
19h - Jantar

16 de dezembro de 2009
9h – Grupos de Trabalho (turno II)
12h – Intervalo para almoço
14h30 – Plenária final (turno I)
19h - Jantar

17 de dezembro de 2009
9h – Plenária final (turno II)
12h – Intervalo para almoço
13h30 – Plenária final (turno III)
16h – Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário