terça-feira, 8 de dezembro de 2009

FUMANTES

FUMO EM LOCAIS FECHADOS: Senado vota projeto de lei nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado promete votar o projeto de lei que proíbe o fumo em locais fechados em todo o País. O principal objetivo da medida é proteger os fumantes passivos dos males do cigarro. Apesar de contar com o apoio de diversas entidades de saúde, a nova lei divide opiniões no Senado. Para o senador Garibaldi Alves, do PMDB, do Rio Grande do Norte, a proibição do fumo deve ser total em qualquer ambiente.

Eu sou pela lei que protege a saúde, que é a mais abrangente possível e que assegura às pessoas esse direito de não ser importunadas, incomodadas por aqueles que fumam."

Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer, sete fumantes passivos morrem todos os dias no Brasil em consequência da fumaça do cigarro. O senador Marcelo Crivella, do PRB, do Rio de Janeiro, vê na lei a possibilidade de se evitar essas mortes.

"Nós não podemos desrespeitar o direito daqueles que querem viver livres do fumo passivo. Hoje já se gasta quase dezoito milhões na saúde pública para tratar as pessoas que ficam doentes com o fumo passivo. A lei deve manter uma transição para que os estabelecimentos todos se adequem para que não se possa fumar nem em fumódromos."

O projeto acaba com os locais destinados aos fumantes, conhecidos como fumódromos. Mas o senador Antônio Carlos Magalhães Júnior, do DEM, da Bahia, é contra a proibição total do cigarro em locais como bares e boates.

"A gente não pode impedir que a pessoa fume. Agora, claro, não se pode prejudicar as pessoas que não fumam. Então, sugeria uma segregação para que essas pessoas pudessem eventualmente fumar sem prejudicar as demais."

Para virar lei e proibir o fumo em todo o País, a proposta precisa ser aprovada por outras comissões no Senado e na Câmara.



Nenhum comentário:

Postar um comentário